Campinho - Alentejo - Portugal
ABRIMOS NA PRIMAVERA DE 2025
O nosso Alentejo
O QUE VER E VISITAR
Há mais estrelas no céu que grão de areia na terra
A observação de estrelas é uma atividade fascinante que atrai entusiastas da astronomia e amantes da natureza de todo o mundo.
O Alentejo, com o seu céu noturno limpo e sem poluição luminosa, oferece um dos melhores lugares para a prática desta atividade: a Reserva Dark Sky®.
Esta região não só proporciona vistas espetaculares do cosmos, mas também é um exemplo de como o turismo sustentável pode ser desenvolvido em harmonia com a conservação ambiental.
Observatório do Lago Alqueva (OLA)
Visitar o Observatório do Lago Alqueva em plena reserva Dark Sky®, para uma observação de estrelas numa visita guiada ao magnífico céu noturno de Monsaraz, deixando-se encantar pelo universo é usufruir de um céu protegido da poluição luminosa ideal para observações astronómicas
A Reserva Dark Sky®
A Reserva Dark Sky® engloba várias unidades de alojamento, restauração, produtores regionais e empresas de animação turística.
Todos estes participantes estão envolvidos na oferta de serviços relacionados com a observação do céu e este projeto tem como objetivo principal proporcionar aos visitantes uma experiência completa de astroturismo, permitindo que desfrutem da beleza do céu noturno enquanto exploram a cultura e os produtos locais.
O Grande Lago Alqueva é o primeiro destino no mundo a ostentar o selo de qualidade "Starlight Tourism Destination Certification". Um reconhecimento internacional que destaca a qualidade do céu noturno da região e a excelência das infraestruturas e serviços oferecidos para a observação de estrelas.
Um processo que é uma arte só por si
A produção de gin no Alentejo começa com a seleção criteriosa dos botânicos, muitos dos quais são cultivados localmente.
Ingredientes como zimbro, coentro, angélica, cardamomo e cascas de cítricos são combinados com ervas e plantas típicas da região, como o alecrim, a lúcia-lima e a esteva. Estes botânicos conferem ao gin alentejano um perfil aromático distintivo, refletindo a flora autóctone e o clima mediterrâneo.
Produzidos em alambiques tradicionais de cobre, que permitem um controle preciso da temperatura e uma extração mais pura dos óleos essenciais dos botânicos não deixam de fora a inovação quando se fala de produção de gin alentejano.
Misturam novos botânicos com técnicas de infusão, e procuram criar gins que capturam a essência da região de maneiras surpreendentes.
A experiência de visitar uma destilaria de gin no Alentejo vale muito a pena.
São 2 o produtores de Gin mais reconhecidos:
O Sahrish Gin - LENTAMENTE DESTILADO NO ALENTEJO, produzido em Reguengos de Mopnsaraz e cujo proprietário "passou de um simples apreciador da bebida Gin para um verdadeiro “alquimista de sabores”" e onde é possivel fazer uma visita guiada e workshops à destilaria que merecem muito a pena
O Alqueva Lake Gin, produzido em Sao Pedro do Corval, junto àquele que é o maior lago artificial da Europa Ocidental e que é, apresentado e elaborado exclusivamente pelo Master Destiller Marcelo Pinto.