A lista de prós é um pouco extensa. Perguntam-nos se estamos felizes com a mudança para o interior? A nossa resposta é que sim, sem duvida nenhuma!
Temos um bom clima, pessoas amáveis, um lago imenso, uma gastronomia excepcional.
O Alentejo é uma das mais belas regiões do nosso país e embora o turismo faça parte do quotidiano da região, não é um turismo de massas. A nossa mudança para o Alentejo teve em conta a extensa lista de prós e também em consideração os contras. Mas a verdade é que as vantagens superam as desvantagens.
Vamos começar?
VANTAGENS
O CLIMA
O clima de uma determinada região é um factor decisivo.
A nossa escolha passou por escolher um sítio que não fosse demasiado frio no inverno já que somos os 2 amantes de calor.
O centro e sul de Portugal privilegia o facto de ter o sol a brilhar em média 300 dias por ano, e a temperatura é moderada em todas as estações.
Claro que existe inverno, e temos algumas semanas de frio. Mas que tendo uma casa confortável vivemos bem com ele.
As temperaturas podem chegar aos 5 / 6 graus, mas durante o dia, se o céu estiver limpo os ultravioleta “aquecem-nos os ossos” como diz o nosso vizinho de 84 anos.
RITMO DE VIDA: VIVER DEVAGAR
Viver no Alentejo é, sem dúvida, ter qualidade de vida. O dia-a-dia é muito descontraído, temos tempo para tudo e quase nunca corremos para chegar a algum lado. Por aqui valoriza-se cada momento do dia, sem correr. Olhamos para o outro, dá-se bom dia e boa tarde e dois dedos de conversa. Viver devagar foi o modo que escolhemos para viver e isso é possível aqui!
CUSTO DE VIDA
Uma vantagem significativa de viver no Alentejo, tem a ver com o custo de vida que ganha pontos a áreas como Algarve, Lisboa, Porto ou mesmo Alentejo litoral.
A habitação, embora mais cara que há 2 anos atrás, continua sendo mais acessível e com preços justos para outras despesas. Alugar uma casa, com quintal ainda é possível, por exemplo, de € 350 a € 500. Depende, claro da aldeia que escolhemos. O facto de a maioria dos investidores continuar a preferir Lisboa e o Algarve ajuda a manter os preços no Alentejo mais baixos.
A gastronomia tradicional é simples, mas deliciosa elaborada com ingredientes da época acompanhados com um bom vinho e o famoso pão alentejano e a preços justos.
A NATUREZA
Amar a terra não é para todos.
Para nós é um lema desde há muitos anos, quando fomos dar vida à quinta no Algarve. A natureza, no Alentejo, é exuberante, banhada pelo grande lago e rodeada campos de trigo dourados, sobreiros, oliveiras que se estendem até onde a vista alcança e marcados pelos os rebanhos de animais, sobretudo de ovelhas. Vivemos num contacto único com a natureza, com o cheiro da terra mas a dois passos da cidade (Reguengos de Monsaraz e Évora)
Por estas bandas encontrar lugares onde respiramos paz em harmonia com os nossos pensamentos é algo que está ao alcance de uma caminhada. Aqui apreciamos cada momento lentamente.
Viver no Alentejo é estar rodeado de beleza natural, é poder desfrutar de inúmeras atividades ao ar livre
A Reserva do DarkSky de Alqueva, ou Starlight Tourism Destination, é uma área protegida e certificada internacionalmente, que se estende por uma área de cerca de 10.000 km2. A pouca poluição luminosa proporciona as condições ideais para observar o deslumbrante céu noturno que nos faz lembrar que “existem mais estrelas do universo do que grãos de areia na Terra”.
CULTURA E TRADICÕES O património histórico, cultural e arquitetónico do Alentejo é riquíssimo. Por todo o lado encontramos construções que remontam ao período romano, igrejas e castelos medievais e resquícios do período pré-histórico. Não faltam ruínas e castelos de povos romanos, visigodos, mouros para além das suas vilas e cidades que preservam os traços arquitetónicos tradicionais da região. O verão é muito activo com as festas e romarias. E a gastronomia? Penso que já sabem a resposta. O Alentejo é conhecido como “a cápsula do tempo”, pois o legado histórico continua até hoje. A região é tão autêntica, as paisagens naturais permaneceram preservadas para manter viva a beleza da região. Trilhos culturais são possíveis aprendendo mais sobre a verdadeira história de Portugal.
Para quem gosta de história, castelos, palácios e peças arqueológicas a escolha pelo Alentejo é a melhor.
A PESSOAS
A vida no Alentejo é marcada pela hospitalidade das suas gentes. Os Alentejanos são pessoas acolhedoras, amáveis com um forte sentido na importância da comunidade. Os vizinhos conhecem-se, ajudam-se e preservam laços, algo cada vez mais raro de encontrar.
AS PRAIAS, MARINAS E ANCORADOUROS
As praias não são salgadas, mas são extensos areais, vigiadas, com zonas de sombra, estacionamento, bares e restaurantes e que são uma forma excelente de desfrutar das águas quentes da barragem de Alqueva, que no Verão atingem os 30ºC. Existem 5 praias fluviais em torno do lago Alqueva (5 em Portugal e 1 em Espanha).
Para quem gosta de desportos náuticos há nas margens do Grande Lago de Alqueva, o maior lago artificial da Europa, diversos locais de amarração de embarcações, embarque e desembarque de passageiros (1 marina, 1 centro náutico, 5 ancoradouros e 2 embarcadouros), um verdadeiro paraíso para quem gosta de desportos náuticos como agradáveis passeios de barco, atividades náuticas e desportivas com maior adrenalina ou mais lentas sempre em perfeita comunhão com a natureza.
São muitas as atividades possíveis para aqueles que pretendem divertir-se na água bem como explorar as margens e ilhas.
DESVANTAGENS
Apaixonar-se pelo Alentejo é fácil e depois de analisar as vantagens ainda mais. Mas é importante conhecer e avaliar as desvantagens e só aí é que dá para pensar se nos vemos a viver no Alentejo.
Sendo a resposta positiva e caso queira ajuda para o fazer, nos estamos aqui para ajudar
O CLIMA
O clima do Alentejo é uma enorme vantagem, os 300 dia de sol são cativantes, mas pode ser também uma desvantagem para quem não goste ou não tolere o calor extremo. Se temos dias de inverno com frio, embora sem temperaturas negativas, também é verdade que no verão, em especial em Julho e Agosto, podemos ter dias extremamente quentes e secos, com temperaturas que atingem/ultrapassam os 40 °C.
A boa notícia é que a construção no Alentejo era pensada para manter as casas com temperatura amena nas temperaturas extremas. Contudo, actualmente as ondas de calor são mais elevadas e mesmo em casa pode ficar muito quente. É importante não esquecer que as ondas de calor são pontuais e podem ser aproveitadas com dias bem passados nas praias fluviais.
OS TRANSPORTES
É importante ter presente de que a infraestrutura de transportes no interior do Alentejo tem menos opções. Chegar a Évora de comboio ou autocarro é uma opção excelente e com vários horários disponíveis mas a partir de Évora para as aldeias só autocarro e aí com menos frequência. Ter o próprio carro, se for deslocar-se com frequência, é a melhor opção.
Aos poucos o interior está a desenvolver-se e em 2027 com Évora como Capital Europeia da Cultura algumas transformações irão certamente acontecer e mais opções de transportes públicos na região do Alentejo irão surgir, por isso este motivo não deverá ser impedimento para a tomada de decisão!
EMPREGO
O Alentejo não é um centro de negócios como Lisboa ou Porto.
É, por isso, um pouco mais difícil encontrar oportunidades de emprego. No entanto o que verificamos é que as oportunidades são variadas e tendo vontade é possível encontrar 2 ou 3 ocupações em vez de um só emprego.
Empregos nos setores de agricultura, comércio e turismo, construção e serviços administrativos, educação e de suporte são os mais prováveis. A região de Évora centra-se na produção de vinho, azeite, amêndoa e tecnologia (com a Embraier e brevemente com a KPMG)
DISTANCIAMENTO DA POPULAÇÃO
Para quem gosta de espaço, esta não é uma desvantagem, porém para quem gosta de movimento mudar para o Alentejo não será com certeza a melhor escolha. As aldeias são lugares menos povoados e mais distantes entre si (minimo de 10km entre cada uma)
Comentários