Em 2021 tomamos da decisão de deixar o Algarve e ir viver para o Alentejo. O Alentejo interior.
Tendo vivido perto do mar quase 10 anos, com 5 cães que adoram e tendo um barco, a nossa escolha passava por ter água perto.
Por isso na hora de tomar a decisão de escolher o Alentejo para viver, a decisão foi simples: o grande lago de Alqueva. A questão seguinte era onde concretamente pois o lago tem 250km2 e 16 aldeias ribeirinhas.
O facto de estarmos a 2 km do lago foi um dos aspectos que mais pesou na decisão de escolha da aldeia, juntamente com o facto desta estar a poucos minutos da cidade de Reguengos de Monsaraz e a 40 min de Évora. Estamos no campo mas perto de tudo.
Temos 3 mini-mercados, cafés, extensão de centro de saúde, 2 bons restaurantes (mais tarde falo-vos da gastronomia da região) e tem escola primária que faz com que a aldeia seja uma das mais jovens da região. (este pormenor soubemos ja mais tarde).
Ao sábado de manhã temos a carrinha do pão, do queijo e dos enchidos, da fruta e dos legumes e dois dedos de conversas com as vizinhas que ali também fazem as compras para a semana.
A
s pessoas? Muito simpáticas, atenciosas e sem arrogância. Nunca nos tínhamos sentido tão bem vindos.
Ao longo do tempo temos descoberto as inúmeras actividades que existem na região. Quando os nossos amigos nos visitam perguntam-nos se há alguma coisa para fazer no Alentejo? Nós rimo-nos pois poucas pessoas imaginam que há imenso para fazer e vamos partilhar aqui as várias experiências.
Para os nossos cães, a mudança custou pouco pois no Alentejo passou a ser possível levá-los ao lago onde podem nadar sem restrições e podemos descobrir os imensos trilhos para belos passeios a pé (há apenas que ter atenção ao gado.)
Comments